A Kátia Klar Renner e eu nos conhecemos nas aulas do Bacharelado em Ontopsicologia. Então, foi um prazer enorme quando ela, do alto da sua maturidade, me procurou para contar que estava se aventurando na produção de bolos sem glúten e sem lactose. Daí, nasceu a Felice Bolos Saudáveis, uma explosão de sabor, saúde e alimentação inclusiva proporcionada por essa musicista, professora e, acima de tudo, apaixonada pelo compartilhar, pelo educar.
Com a proposta de produzir bolos essencialmente sem glúten e sem lactose e somente os ingredientes necessários, sem conservantes, edulcorantes e todos os outros “antes” que nos acostumamos a ver nos rótulos expostos nas prateleiras, a Felice atende inicialmente a uma necessidade da própria dona. E isso eu acho genial!
A Kátia se percebeu sensível ao glúten e à lactose a partir da maturidade. Ao contar que começou a sentir desconfortos gigantes, a ponto de não ter mais com o que se alimentar, e literalmente passada com as possibilidades oferecidas no mercado, ela se matriculou em cursos, frequentou aulas e descobriu a confeitaria inclusiva. Para sorte nossa e de todos que já tiveram a oportunidade de encomendar os bolos da Felice.
“Eu quero que as pessoas consigam se alimentar bem, com sabor, o doce tem um papel muito importante na nossa vida, mas ele precisa ser saudável, fazer bem. Do contrário, não faz sentido”, afirma. No trabalho desenvolvido porta a porta, com carinho e responsabilidade, a Kátia e a Felice, ou a Felice e a Kátia, vêm conquistando espaço. Primeiro pelo capricho com que tudo é feito, de modo artesanal, limpo, transparente, com profundo critério na escolha dos ingredientes, no preparo, na rotulagem, no envio.
Se o bolo tem que fazer bem, a Felice o faz com maestria. Dos sabores iniciais de cacau com banana, amêndoas, milho com coco, agora a Felice também tem laranja, cenoura, muffins de maçã. Tudo entregue fresquinho, mas com a possibilidade de congelar. Sim, porque a vida também precisa ser prática.
Pensando nisso, a Felice desenvolveu tamanhos de bolos que podem ser consumidos pelos single, no Piccolo; algumas maiorzinhas, como o Mezzo e o Soprano (um pouquinho mais encorpado) e o Tottale, aquele para os dias de casa cheia. Tudo elaborado com farinha de aveia sem glúten, farinha de amêndoas, leite de coco caseiro, processado pela própria Kátia, que seleciona cada fornecedor.
Musicista de formação e professora de piano, é claro que a Kátia não ia deixar de trazer a música para a comunicação que fizemos para a Felice. Os bolos também trazem a cadência sonora, com aquele balanceado nos tamanhos e nos ingredientes.
Para que você conheça mais sobre a Felice Bolos Saudáveis, siga o perfil no Instagram: @felicebolossaudaveis. Ali, é tudo respondido em primeira pessoa, com participação ativa da Kátia, que também é a responsável por separar os ingredientes, misturar, bater, assar, decorar e entregar cada pedacinho de felicidade.
É ou não é um luxo? Só mesmo experimentando para sentir todo o sabor da Felice!